Donizeti Nogueira afirma que crise do país não é culpa de Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/09/2015, 18h50

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) afirmou que as dificuldades econômicas enfrentadas atualmente pelo Brasil são fruto da crise internacional iniciada em 2008 e não de erros ou da incompetência do governo federal, como afirmam certos setores da oposição.

Ele disse que a retração econômica há alguns anos atinge vários países e que, devido à crise internacional, a economia mundial vem crescendo apenas 70% do que crescia nos dez anos anteriores.

Diante dessa realidade, evidentemente o Brasil seria afetado, afirmou Donizeti Nogueira. Ele explicou, no entanto, que essa avaliação não é sua, mas sim de duas instituições muito respeitadas: o Fundo Monetário Internacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo Donizeti Nogueira, estudo do ano passado do BID concluiu que 30% da desaceleração da economia brasileira se deve ao crescimento reprimido das economias centrais; já o FMI concluiu que menos de 10% da desaceleração brasileira se deve a fatores internos.

- Esses dois estudos que citei, e muitos outros conduzidos por instituições e profissionais reconhecidos pela seriedade de suas análises, mostram que querer atribuir as dificuldades momentâneas porque passa a economia nacional majoritariamente às decisões tomadas pelo governo federal é uma posição que não se sustenta. O empenho de certos setores da oposição na criação e no agravamento de uma crise política aniquila, de certa forma, a chance de reversão mais rápida da crise econômica - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Donizeti Nogueira