Jorge Viana lembra audiência pública sobre preços de passagens aéreas para o Acre

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/08/2015, 16h19

O senador Jorge Viana (PT-AC) lembrou que em 1ºde setembro haverá uma audiência pública no Senado para discutir o alto custo de passagens aéreas com destino ao Acre. O parlamentar disse que há anos procura saber os motivos dos preços elevados cobrados dos passageiros.

Ele disse esperar que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) participe do encontro com a presença de um diretor. Se a agência enviar apenas um representante, Jorge Viana garantiu que vai transformar o convite em convocação. E ainda mandou um recado para a Anac.

- Quem põe, tira. Quem indica, é o governo, mas quem sabatina, é o Senado. Nós temos que fazer isso pelo menos uma vez: tirar um desses indicados dessas agências, por não estarem cumprindo o seu papel, para eles começarem a respeitar um pouco mais o Senado Federal - disse o senador.

Dados da Anac citados pelo senador revelam que o número de passageiros saltou de 50 milhões,  em 2005, para 117 milhões, em 2014. Além disso, de cada cem brasileiros, apenas 27 viajavam de avião em 2005, índice que passou para 58, em 2014. Os dados também mostram que a taxa de ocupação dos aviões passou de 69%, em 2005, para 80% em 2014.

Apesar do crescimento do mercado, como revelam os dados, os preços das passagens para o Acre subiram nesse período, enquanto que em outras regiões do país, caíram, estranhou Jorge Viana.

Por isso, o senador desconfia de um acordo entre Tam e Gol, as duas empresas que fazem voos diários para Rio Branco, para impor preços de passagens que, muitas vezes, superam os cobrados em rotas que ligam o Brasil ao exterior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Jorge Viana