CDH debaterá condições de trabalho na rede de lanchonetes McDonald's

Da Redação | 19/08/2015, 17h32

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza, nesta quinta-feira (20), às 9h, audiência pública interativa para debater denúncias de desrespeito a direitos trabalhistas de funcionários de lanchonetes da rede McDonalds.

O encontro foi definido após reclamações de sindicalistas sobre as formas de terceirização e abusos trabalhistas nos diferentes países nos quais a rede atua. O senador Paulo Paim, autor do requerimento, defendeu a realização da audiência como forma de buscar uma solução para o caso. Paim explicou que o debate foi sugerido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), mediante demanda do Service Employees International Union (SEIU).

- Foi uma iniciativa de sindicalistas dos Estados Unidos, Canadá e aqui do Brasil, que estão muito preocupados a forma como são tratados os trabalhadores vinculados às lanchonetes McDonald’s. Eles estão fazendo uma denúncia a nível internacional. Desde terceirização, quarteirização a até o chamado trabalho sem limite – disse.

Nesta terça-feira (18) representantes de sindicatos de trabalhadores de 20 países reuniram-se no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, em ato de apoio às denúncias de empregados.

Foram convidados para o debate, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços e da Central Única dos Trabalhadores. Além disso, estarão presentes membros do Congresso dos Estados Unidos, do Parlamento Europeu, do Parlamento de Londres (Inglaterra) e do Parlamento de Palmerston North, na Nova Zelândia.

Também foram convidados representantes do Ministério Público do Trabalho, da Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas (ALAL), representante da Service Employees International Union Washington DC EUA e do Comitê Organizador Nacional Luta para 15 de Chicago.

A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular, por isso as pessoas que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, através do número 0800612211.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)