Campanha 'Mais mulheres na política' chega a Sergipe

Da Redação | 17/08/2015, 19h40

A campanha da bancada feminina do Senado por Mais mulheres na política foi lançada em audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa em Aracaju na segunda-feira (17).  Por iniciativa do gabinete da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, representada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o ato reuniu dezenas de lideranças políticas locais e entidades dos movimentos sociais.

Maria do Carmo, primeira mulher no Brasil a ser eleita senadora por três vezes consecutivas, lamentou o fato de a bancada de deputadas federais de Sergipe não contar com nenhuma representante e a bancada estadual ter apenas quatro mulheres parlamentares no total de 24 cadeiras.

— Temos hoje em Sergipe somente cerca de 14 % de  prefeitas e  vereadoras. Em Aracaju são apenas duas as representantes na Câmara Municipal, mas está em nossas mãos mudar esse quadro a partir das eleições de 2016 — disse a senadora.

Vanessa Grazziotin conclamou a sociedade a aderir à caravana nacional que cresce no Brasil em favor da aprovação da PEC da Mulher (98/2015), que pode ser apreciada pelo Plenário do Senado nesta terça-feira (18). “Estamos irmanadas, mulheres e homens, pelo fim da cultura patriarcal de segregação das mulheres, que limita a presença delas nos espaços de poder, principalmente do poder político no nosso país”, assegurou.

O pedido da audiência pública foi uma iniciativa da deputada estadual Goretti Reis (DEM) e contou com apoio do presidente da Casa, Luciano Bispo, e das quatro deputadas da bancada feminina, além de diversas entidades, como a União Brasileira de Mulheres (UBM); a União da Juventude Socialista (UJS), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e de representantes de partidos políticos.

O prefeito João Alves Filho (DEM) disse que a politica vai melhorar muito com maior presença das mulheres. “Nas próximas eleições faremos uma grande luta para que mais mulheres das cidades do interior estejam cada vez mais à frente da política”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)