Ministro Armando Monteiro elogia Agenda Brasil

Da Redação | 13/08/2015, 19h09

O presidente do Senado, Renan Calheiros, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Eles conversaram sobre as propostas da chamada Agenda Brasil. Monteiro elogiou o pacote de iniciativas, apresentado pelo presidente do Senado nesta semana.

- A iniciativa do presidente Renan me pareceu muito oportuna. O Brasil tem que ter uma visão de futuro, uma agenda estruturante. Tenho certeza que, no curso do debate, ela vai ser enriquecida pela contribuição de diversos setores da sociedade. Temos que construir um entendimento em torno dela.

Além das medidas já incluídas na agenda, o ministro sugeriu que o Senado se dedicasse e uma revisão dos marcos legais que regem a inovação tecnológica na atividade industrial.

- Os avanços, sobretudo na perspectiva dos ganhos de produtividade da indústria, vão depender muito da capacidade de inovar processos e produtos. Nesse sentido, precisamos atualizar o marco legal. Essa dimensão deve estar presente numa agenda como essa.

O ministro citou especificamente a Lei da Inovação, que trata de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, e a chamada Lei do Bem, que concede incentivos fiscais a pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

Segundo Monteiro, a reunião com Renan não incluiu o tema do PLC 57/2015 que retira a desoneração da folha de pagamento de 56 setores produtivos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)