Ana Amélia pede que governo mantenha desoneração por um ano para salvar empregos

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/08/2015, 17h12

A senadora Ana Amélia (PP-RS) sugeriu nesta terça-feira (11) que o governo mantenha a desoneração da folha de pagamento de vários setores por um ano e exija dos empregadores o compromisso de não demitirem os funcionários durante esse período. Já aprovado pela Câmara, projeto de lei proposto pelo Executivo (PLC 57/2015) prevê o fim da desoneração de 56 setores da economia.

Para ela, manter a desoneração por mais um ano é muito mais adequada para o período de crise pelo qual o país enfrenta do que, por exemplo, a MP 680, que reduziu a jornada de trabalho e de salários, que para ela é muito complicada, burocrática e, por isso mesmo, sujeita a fraudes.

— É muito mais lógico fazer isso. Não implica burocracia, não implica papelada. Hoje eu falei com o presidente da Abicalçados, Heitor Klein, que disse claramente: no setor calçadista, nenhuma empresa consultada vai participar desse programa, tal é a complexidade do sistema.

Para Ana Amélia, o governo precisa ser o protagonista no enfrentamento da crise, que já produz desemprego no Rio Grande do Sul.

Ela citou o caso de 90 trabalhadores da Cooperativa de Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas, que, por causa da suspensão de encomendas na área naval e da corrupção na Petrobras, estão sem trabalhar e não recebem qualquer rendimento há quatro meses.

Agronegócio

Ana Amélia ainda destacou o desempenho do agronegócio, que, apesar da crise, vai bater recorde na safra de grãos, conforme anúncio da Conab.

Segundo o órgão, a safra 2014/2015 deve chegar a 208 milhões de toneladas, ultrapassando a anterior em 15 milhões de toneladas. E tudo isso mesmo sem infraestrutura adequada, ressalvou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Ana Amélia