Paim cobra do Congresso votação de recursos para o Aerus

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/08/2015, 16h23

O senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou do Congresso Nacional nesta segunda-feira (10) a votação do projeto de lei (PLN 2/2015) que destina recursos ao Ministério da Previdência Social para pagar os associados do fundo de previdência complementar Aerus, que estão sem receber os benefícios desde março deste ano. Segundo Paim, o dinheiro existe, mas sua liberação depende de votação no Congresso Nacional, cuja pauta está trancada por vetos presidenciais. Paim sugeriu que se abra uma exceção para votar esse projeto antes mesmo da análise dos itens que trancam a pauta.

O drama dos beneficiários do fundo Aerus se estende por mais de 12 anos, disse o senador. Durante esse período, mais de 1,2 mil aposentados já morreram sem receber o dinheiro a que têm direito depois de muitos anos de trabalho e contribuição, lamentou.

— [Eles] passam por humilhações, restrições, que sequer garantem os medicamentos, alimentação, plano de saúde e tranquilidade para os últimos anos de vida — disse Paim.

O senador também está preocupado com o número de greves de servidores públicos em diversos setores. Em alguns estados, ressaltou, a paralisação não é por reajuste, mas por recebimento dos salários em dia. Por isso, ele cobrou diálogo entre trabalhadores, governantes e, no caso de greve na iniciativa privada, empresários.

Paulo Paim lamentou ainda decisão da bancada gaúcha de excluir a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como beneficiária de parte de dinheiro referente a emendas parlamentares. Segundo ele, a instituição já passa por dificuldades, e a exclusão da universidade como beneficiária da emenda pode comprometer ainda mais o funcionamento da Uergs.

— Faço um apelo muito grande à bancada gaúcha no Congresso, deputados e senadores: olhem com carinho a questão da Uergs. Reconsiderem essa tomada de posição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)