Líderes da Comissão de Orçamento se reúnem para definir data de votação da LDO

Da Redação | 16/07/2015, 10h33

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) está discutindo neste momento quando será a votação do relatório final do deputado Ricardo Teobaldo (PTB-PE) para a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. O texto foi apresentado na noite de quarta-feira (15).

De acordo com Teobaldo, o alto número de emendas (3.027 ao total) para análise fez com que o relatório demorasse a ser divulgado. Inicialmente, o relator entregaria o texto na segunda-feira (13), três dias depois do prazo final para apresentação das emendas, na noite da última quinta-feira (9). A votação na CMO estava marcada para terça-feira (14).

Com isso, fica comprometida a votação da LDO pelo Congresso antes do recesso legislativo do meio do ano (de 18 a 31 de julho). Estava prevista sessão do Congresso Nacional na quarta, às 11h, para votar 12 vetos presidenciais, mas ela foi encerrada por falta de quórum, sem nova data para ocorrer. Como a LDO só pode ser votada depois do exame dos vetos, o mais provável é que a deliberação sobre o projeto fique para agosto.

A CMO tem três reuniões previstas para hoje: às 10h, às 14h e às 18h, todas no plenário 2 da Câmara dos Deputados.

Meta de superávit

O relator manteve a meta de superávit primário de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para o conjunto do setor público (União, estados e municípios, incluindo todas as estatais). O valor de R$ 126,73 bilhões é o mesmo previsto pelo Executivo na proposta (PLN 1/2015) enviada ao Congresso.

Teobaldo não descarta, porém, uma revisão no percentual em agosto. “O relatório está com o percentual que o governo estava projetando. Em agosto, vamos ter dados mais reais e, aí, se faria um adendo”, disse.

Com informações da Agência Câmara Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)