Donizeti Nogueira celebra 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e pede avanços

Da Redação | 13/07/2015, 21h19

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) celebrou o aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é comemorado nesta segunda-feira (13).  Na sua avaliação, a legislação é uma grande conquista da sociedade brasileira e um marco na proteção da juventude. No entanto, o senador entende que ainda há espaços que o Estado precisa preencher.

- É preciso melhorar a qualidade do ensino, ampliar os espaços de convivência, lazer e prática de esportes, [implementar] uma escola mais integral e envolvente aos adolescentes para tirá-los da rua e disputar o nosso jovem com o crime organizado - afirmou.

Em relação ao tema da redução da maioridade penal, em análise no Congresso, Donizeti disse considerar a defesa da ideia uma visão "atrasada" e que reflete "intolerância" com os jovens. Ele acredita que a discussão precisa ser feito de forma honesta, sem "demagogia ou hipocrisia", e que é preciso repensar especialmente a política nacional de combate às drogas. Em sua opinião, ela não trata o jovem como um agente do debate e aposta unicamente na penalização, deixando de lado a conscientização.

Citando o lema oficial do governo federal, Donizeti alertou para a necessidade de valorizar medidas que afetem positivamente a vida dos jovens enquanto ainda jovens.

- Precisamos criar uma pátria educadora, e não repressiva. Tratar o jovem como futuro do país muitas vezes serve como desculpa para não cuidarmos dele hoje - observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: