Fátima Bezerra quer política de Estado para o livro

Da Redação | 07/07/2015, 20h58

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) pediu nesta terça-feira (7) agilidade do governo no envio do projeto de lei que trata do Plano Nacional do Livro e da Leitura ao Congresso. Segundo a senadora, a minuta do projeto, que foi discutida em todo o Brasil, está na Casa Civil da Presidência da República.

— Nós queremos que o governo envie ao Congresso Nacional o mais rápido possível o projeto de lei para que a gente possa dar ao livro, à leitura, à biblioteca no país a estatura de uma política de Estado, para além de governos.

A senadora informou ter participado, no final da última semana, da Festa Literária Internacional de Paraty. Durante o evento, recebeu de entidades ligadas à produção de livros um manifesto. A carta, intitulada "Brasil, nação leitora", pede que não haja cortes nos recursos do Orçamento destinados às políticas públicas do livro e da leitura.

Ela garantiu que encaminhará o documento aos ministros da educação, Renato Janine, e da Cultura, Juca Ferreira. Fátima Bezerra, que é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, disse que apresentará requerimento de audiência pública sobre o tema para que o ministro Janine possa ouvir as entidades do setor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)