Reguffe diz que 33 mil comissionados no governo federal é um número 'revoltante'

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2015, 19h37

O senador Reguffe (PDT-DF) informou que o governo federal tem mais de 33 mil cargos comissionados. Os números foram obtidos pelo senador por meio de um requerimento feito ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Para Reguffe, o número "é revoltante”.

- O Estado brasileiro deveria servir ao contribuintes, mas parece que serve aos agentes políticos e à construção e perpetuação de máquinas políticas. Há uma inversão do que deveria ser a destinação do Estado. Nós precisamos fazer uma reforma do Estado, para que ele sirva ao contribuinte. Nós temos que resgatar o Estado brasileiro para o contribuinte deste país - afirmou o senador.

Reguffe sugeriu medidas como o estabelecimento de metas produtivas e de uma estrutura meritocrática no serviço público.

O senador também comunicou que protocolou um projeto de lei determinando que, nas agências reguladoras, os cargos comissionados sejam ocupados apenas por servidores concursados. Nesses órgãos encontram-se 1.058 dos cargos mapeados pelo ministério.

De acordo com os dados trazidos por Reguffe, a administração direta federal possui 23.941 cargos comissionados, que custaram aos cofres públicos em 2014 pouco menos de R$ 2 bilhões. Os demais cargos de livre nomeação estão distribuídos nas agências reguladoras, nas instituições federais de ensino (8.406) e na Autoridade Pública Olímpica (91).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Reguffe