Conselho de Ética é instalado e João Alberto é reeleito presidente

Da Redação | 16/06/2015, 20h18

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado foi instalado para as atividades da atual legislatura em sessão na noite desta terça-feira (16). O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) foi reeleito para a presidência, e terá o senador Paulo Rocha (PT-PA) como vice.

João Alberto já havia sido indicado por seu partido, a quem cabia a indicação dentro do princípio da proporcionalidade. O senador Lasier Martins (PDT-RS) também apresentou candidatura, motivando a realização de uma eleição entre os membros. João Alberto venceu por 6 votos a 3. Será o quinto mandato do senador maranhense à frente do Conselho de Ética.

- Vou ser neste conselho a mesma coisa que fui desde a minha primeira eleição. Ficarei aqui sempre resguardando a Casa e a honra dos senhores senadores, e não titubearei na hora de aplicar a lei – garantiu João Alberto em breve discurso após a eleição.

Como o senador Paulo Rocha era o candidato único à vice-presidência, os membros do conselho precisaram apenas confirmar sua indicação.

O Conselho de Ética tem como funções zelar pelo cumprimento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e do Regimento Interno do Senado e atuar para preservar a dignidade do mandato parlamentar dos senadores. O mandato dos membros é de dois anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: