Senadores homenageiam empresários brasileiros com Diploma José Ermírio de Moraes

Da Redação | 26/05/2015, 16h48

Os senadores homenagearam, nesta terça-feira (26), cinco empresários brasileiros de destaque no setor industrial com a entrega do Diploma José Ermírio de Moraes. Além dos agraciados Albano Franco, Carlos Alberto Sicupira, Nevaldo Rocha, Armando Monteiro Filho e João Tenório, também foi reverenciada a memória do empresário Antônio Ermírio de Moraes, morto em 2014 e filho de José Ermírio.

— O que os distingue, a ponto de merecer as homenagens, é a capacidade de empreender, de identificar oportunidades, agregando valor a seu negócio, gerando empregos e colaborando para o desenvolvimento socioeconômico de nosso país. Todas essas virtudes podem ser resumidas na palavra empreendedorismo, que se constitui na força motriz do crescimento econômico. A cada ano, com esse diploma, estamos valorizando aqueles que creem na força do trabalho, na livre iniciativa e na determinação de ver o Brasil melhor — disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, que presidiu a sessão.

Renan destacou qualidades de cada um dos laureados, em especial de Antônio Ermírio, considerado um exemplo de empreendedorismo no país e cujas empresas empregam mais de 60 mil funcionários em diversas áreas. Também elogiou o ex-senador Albano Franco, que além da participação na economia de Sergipe, atuou de forma intensa na política brasileira. Desta mesma forma, também se destaca a atuação de Armando de Queiroz Monteiro Filho, empresário, engenheiro, ex-deputado federal e ex-ministro, e pai do senador licenciado e atual ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto.

Carlos Alberto Sicupira, lembrou o senador, é um dos líderes do setor industrial brasileiro no ramo de bebidas e criador da Fundação Estudar, para fomentar o desenvolvimento de lideranças com a concessão de bolsas de estudo a jovens brasileiros. Já Nevaldo Rocha, criador e líder do Grupo Guararapes e dono das Lojas Riachuelo, tem mais de 270 lojas e emprega pelo menos 24 mil funcionários. Também atua na construção de shoppings e na criação e administração de uma carteira de cartões de crédito, o que o torna um empresário completo, segundo o presidente do Senado.

O outro homenageado foi o ex-senador João Tenório, atuante na indústria sucroalcooleira de Alagoas. Como parlamentar, lembrou Renan, João Tenório sempre apresentou e apoiou projetos para o crescimento da economia e a valorização do suor dos trabalhadores. Foi ele o criador do Diploma José Ermírio de Moraes, ao lado do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em 2009.

Legisladores

O senador Douglas Cintra (PTB-PE) é o presidente do Conselho do Diploma e um dos responsáveis pela organização da celebração e da escolha dos laureados. Segundo afirmou, o prêmio homenageia a memória do engenheiro, empresário, Ministro da Agricultura e senador José Ermírio de Moraes, fundador do Grupo Votorantim e um modelo de espírito empreendedor e dedicação ao bem comum.

O Diploma, acrescentou, sinaliza para a sociedade quais são os modelos de comportamento e atitudes vitoriosas que precisam ser disseminados e é um permanente lembrete aos legisladores quanto à responsabilidade de criar as condições institucionais facilitadoras de um clima de negócios mais favorável à realização dos sonhos, das esperanças e das capacidades empreendedoras dos brasileiros.

— A proatividade, a inovação, a vontade de melhorar cada vez mais fazem parte do nosso DNA cultural. Pena que o pleno florescimento dessas potencialidades, por vezes, esbarra em uma carga tributária excessiva e também em um verdadeiro labirinto burocrático — afirmou o senador.

Sobre Antônio Ermírio, o engenheiro metalúrgico, filantropo e líder empresarial homenageado in memorian, o senador se disse um aluno. Para Cintra, todos os brasileiros, empresários, trabalhadores e homens que procuram trabalhar pelo bem comum, podem e devem se espelhar nos exemplos deixados por Antônio Ermírio de Moraes.

Mesa

Integraram a mesa da homenagem, além de Renan Calheiros e Douglas Cintra, o vice-presidente do Conselho do Diploma, José Agripino (DEM-RN), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro Filho; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues; o presidente do TCU, Guilherme Palmeira; o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; e o ex-senador Teotônio Vilela Filho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)