Ângela Portela propõe criar Sistema Próprio da Educação Escolar Indígena

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/04/2015, 15h36

A senadora Ângela Portela (PT-RR) informou que, neste final de semana e feriado, participou de diversas atividades relacionadas à inclusão e à educação indígena em Roraima. De acordo com a senadora, os indígenas representam 17% da população do estado.

Ângela Portela contou ter visitado, em Alto Alegre, um projeto de inclusão digital na comunidade indígena de Sucuba, numa parceria da empresa de telecomunicações Nokia com a prefeitura municipal. Lá, ela acompanhou ainda a construção de 9 escolas do ensino infantil e fundamental em vilas e aldeias indígenas. Nesta comunidade também estão sendo construídas unidades básicas de saúde, que fazem parte do Programa Mais Médicos.

A senadora participou ainda da Assembleia dos Professores Indígenas de Roraima (ALPIR), em Caracaranã, na Reserva Raposa Serra do Sol, no município de Normandia. O evento debateu a situação da educação escolar indígena no estado e, na ocasião, Ângela Portela apresentou a minuta de um projeto de lei sobre a criação de um sistema próprio da educação escolar indígena.

— Estabeleço nesse projeto um ordenamento jurídico específico e diferenciado e sob a coordenação do Ministério da Educação. Esta proposta do sistema próprio da educação escolar indígena é um modelo aprovado na 1ª Conferência Nacional Indígena, realizada em 2009 — disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)