José Medeiros defende projeto que combate o consumo abusivo de açúcar

Da Redação | 27/03/2015, 10h58

O senador José Medeiros (PPS-MT) defendeu, nesta sexta-feira (27), um projeto de sua autoria que obriga as empresas de bebidas açucaradas a informarem o teor calórico e advertirem sobre os malefícios do consumo abusivo dessas bebidas. O PLS 8/2015 aguarda parecer do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Segundo o senador, desde o final do século 20, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem recomendado a diminuição do açúcar em produtos alimentícios. José Medeiros afirmou que a OMS recomenda que o açúcar consumido seja apenas 10% do total das calorias diárias e está buscando reduzir para 5%.

— Os 10% correspondem a mais ou menos 50 gramas de açúcar refinado, ou 12 colheres de chá — explicou.

O senador lembrou que o consumo excessivo de açúcar está comprovadamente ligado a dezenas de doenças como obesidade, diabetes, Alzheimer, osteoporose entre outras. Ele citou pesquisas que indicam que as prateleiras dos supermercados chegam a conter 80% de produtos com açúcar, especialmente refrigerantes. Segundo Medeiros, a indústria do açúcar agiu como a do tabaco, tentando desacreditar as pesquisas que mostravam seus malefícios.

Ele pediu a aprovação do PLS 8/2015 com agilidade. Segundo o senador, a Sociedade Latino-Americana de Associações de Obesidade registrou, no Brasil, um aumento de 239% nos casos da doença nas últimas duas décadas.

— Isso só nas últimas duas décadas, mais acelerado do que nos Estados Unidos, onde a coisa já tomou proporção epidêmica — disse.

Para José Medeiros, os senadores devem se preocupar com isso, pois os centros de saúde já estão abarrotados e esse problema precisa ser extinto da sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)