Ministro diz que alta da inflação é temporária e tendência é de queda em 2016 e 2017

Da Redação | 17/03/2015, 13h18

Indagado sobre a disparada dos preços nos últimos meses, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, disse que a alta da inflação é temporária e que a expectativa do mercado financeiro é de queda nos dois próximos anos.

— O aumento da inflação está sendo percebido como temporário, fruto do realinhamento de preços. Vamos trazê-la para baixo mais rapidamente do que o mercado esperava no fim do ano passado, mas não tão rapidamente quanto gostaríamos. As expectativas de inflação para os anos seguintes estão iguais ou menores do que o mercado esperava um ano atrás. Nós estamos trabalhando, principalmente o ministro Tombini [Banco Central], para que essa inflação recue o quanto antes — analisou.

Segundo o IPCA de fevereiro, medido pelo IBGE, nos últimos 12 meses, a inflação foi de 7,7%, acima do teto da meta, que é de 6,5%, e bem distante do centro da meta, de 4,5%.

Dólar

Sobre a alta do dólar, ele disse que a situação não está fora de controle e a moeda americana está subindo no mundo inteiro.

— Quando olhamos para uma série mais longa, observamos o câmbio de volta ao nível de 2006. O realinhamento  ocorre devido a fatores internos e externos. O preço das commodities, por exemplo, caiu, e o dólar esta subindo no mundo inteiro. Não é uma situação de câmbio fora de controle — avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: