Renan visita Aécio e se diz “preocupado com o Brasil”

teresa-cardoso | 31/01/2015, 19h54

“Todos nós temos preocupação com o Brasil, com o que acontecerá daqui pra frente.” Com essa frase, o presidente do Senado, Renan Calheiros, encerrou entrevista concedida neste sábado a jornalistas que buscavam detalhes sobre um encontro que ele tivera um pouco antes com o senador Aécio Neves (PMDB-MG). Quando indagado se pediu o voto de Aécio para se reeleger neste domingo (1º), em disputa com Luiz Henrique (PMDB-SC), disse apenas que é preciso manter uma “convivência de alto nível”.

— Eu vim conversar com o Aécio, fazer uma visita, dizer da necessidade de mantermos essa convivência de alto nível, pensando no país. A disputa é natural, é democrática e vai continuar acontecendo, no Parlamento sobretudo.

Na entrevista, Renan disse que, a poucas horas da eleição, após a posse dos senadores eleitos em outubro, neste domingo, o que é mais necessário “é equilíbrio e confiança na vitória”.

Quando um jornalista insistiu em saber se ele pediu voto a Aécio, o presidente do Senado respondeu:

- Não, não. Eu vim aqui dar um abraço no Aécio, conversar um pouco com ele. Porque todos nós temos preocupação com o Brasil, com o que acontecerá daqui pra frente.

No mesmo dia em que Renan visitou Aécio, o PSDB declarou oficialmente que apoiará a candidatura de Luiz Henrique à Presidência do Senado. Na entrevista, Renan ressaltou que os partidos se posicionarão no momento da eleição e que o resultado só se conhece depois de apurados os votos e proclamado o resultado.

Sobre o fato de haver dois candidatos do mesmo partido, ele comentou:

— A disputa dentro do PMDB é normal, natural, democrática. Tivemos 15 votos numa bancada de 19, o que significa 80%. De modo que a unidade do PMDB com esses 80% está garantida. De todas as circunstâncias, talvez essa seja a mais interessante. Porque não estamos enfrentando um candidato de outro partido. Estamos enfrentando um candidato avulso, que não foi indicado pelo seu partido. O inédito é exatamente isso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições no Senado Política