PSDB anuncia oficialmente apoio a Luiz Henrique

gorette-brandao | 31/01/2015, 17h35

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), confirmou o apoio formal do partido à candidatura do peemedebista Luiz Henrique (SC) à Presidência do Senado. O anúncio foi feito na tarde deste sábado (31), após reunião na liderança do partido, com a participação de 9 dos 11 integrantes da nova bancada do PSDB na Casa.

Aécio reafirmou que a candidatura de Luiz Henrique, também presente à reunião, ao lado de senadores de outras legendas que estão apoiando o catarinense, não é uma candidatura de oposição ou do governo, mas sim da instituição. Disse que o nome de Luiz Henrique representa “as mudanças que o Senado Federal e o Parlamento como um todo precisam viver”.

— A vitória de Luiz Henrique significa a oxigenação do processo legislativo, a sua democratização, o respeito ao regimento, às regras da convivência democrática, o respeito às minorias — salientou.

Luiz Henrique entrou na disputa como candidato avulso, enfrentando o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que ganhou o apoio oficial de seu partido. A eleição será neste domingo (1º), após a posse dos 27 senadores eleitos em outubro passado.

Ao comentar a possibilidade de dissidência entre os tucanos, Aécio disse que, num clima de franqueza, cada um dos senadores se manifestou a favor da candidatura de Luiz Henrique. Para ele, o que está em jogo sequer é a disputa entre dois senadores, mas uma opção pela mudança, em favor da democratização dos espaços da Casa e de uma interlocução mais direta do Senado com os anseios da sociedade.

Confiança

Luiz Henrique, ao deixar a reunião, disse estar feliz com o apoio do PSDB e confiante em reunir até 50 votos do total de 81 senadores. Vence a eleição o candidato que obtiver maioria simples, presentes pelo menos 41 senadores.

Segundo ele, será um resultado histórico, que significará “a vitória da mudança contra o continuísmo” de forças que, conforme assinalou, se sucedem no Senado há 45 anos. Ele previu um diálogo construtivo com o governo, governadores e a Câmara dos Deputados. Assim, conforme assinalou, será possível votar com urgência as reformas política e tributária.

— Essa vai ser a minha missão de presidente do Senado e do Congresso Nacional — prometeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições no Senado Política