Começa debate na CRE sobre aumento de imigração

Sergio Vieira | 11/12/2014, 12h03

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deu início há pouco à audiência pública que discute o aumento da imigração e do número de refugiados em nosso país. A audiência foi solicitada pelo próprio presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que citou uma série de números oficiais comprovando o grande aumento do fluxo de estrangeiros.

Segundo números da Polícia Federal, cerca de 40.000 haitianos ingressaram em nosso país desde 2010. De acordo com dados da ONU, o número de refugiados das mais diversas nacionalidades para o Brasil disparou desde 2010, atingindo a taxa de 1.255%.

Hoje o governo reconhece cerca de 7.200 refugiados, sendo os sírios a nacionalidade mais representada, com cerca de 20%. Além desses números, existem outras 8.600 solicitações de refúgio. Os números oficiais não incluem os haitianos, que têm tratamento especial. 25% dos migrantes estão na região Norte. Preocupa Ricardo Ferraço o fato de a maioria dos estados brasileiros não possuir infraestrutura adequada para lidar com esse aumento de fluxo.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/CRE_situacao_dos_imigrantes_no_Brasil
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Facebook: eCidadaniaSF
Twitter: @e_cidadania

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)