Cancelado depoimento de Ildo Sauer na CPI Mista da Petrobras

Da Redação | 03/12/2014, 15h47

Devido à sessão do Congresso para a votação de projetos e vetos presidenciais — em andamento no Plenário da Câmara — a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista da Petrobras cancelou o depoimento do diretor de Gás e Energia da Petrobras no período de 2003 a 2007, Ildo Sauer, que estava previsto para a tarde desta quarta-feira (3). O depoente falou informalmente com parlamentares da comissão e depois concedeu entrevista coletiva à imprensa.

Com a suspensão do depoimento, a CPI Mista da Petrobras não terá mais reuniões administrativas nem para ouvir depoentes. O relator, deputado Marco Maia (PT-RS) anunciou que vai apresentar seu relatório na próxima quarta-feira (10), para viabilizar a votação final no dia 17. Ele afirmou que não há mais tempo hábil para novos depoimentos ou providências administrativas.

Sauer

A expectativa era de que Ildo Sauer explicasse, nesta quarta-feira, por que o também ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa citou a diretoria de Sauer como participante do esquema de corrupção instalado na companhia. Foram apresentados quatro requerimentos à comissão de inquérito pedindo o depoimento de Ildo Sauer. Um deles de autoria do líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), que citou entrevista dada pelo ex-diretor à Agência Estado

À reportagem, Sauer declara que o Tribunal de Contas da União (TCU) errou ao responsabilizar igualmente todos os diretores da Petrobras no caso da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Ildo Sauer disse ainda que a relação entre o TCU e a Petrobras nunca foi "suave" e que o relatório do órgão sobre o negócio passou longe de ser técnico. A compra da refinaria é um dos quatro eixos de investigação da CPI Mista. O Tribunal de Contas da União aponta prejuízo de US$ 792 milhões no negócio.



Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)