Paulo Paim pede atenção para a saúde mental dos idosos

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/10/2014, 20h43

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu mais atenção à saúde mental dos idosos, porque eles são mais vulneráveis a transtornos causados por mudanças ao longo da vida, como perda de autonomia, problemas financeiros, morte de pessoas queridas e isolamento social.

O senador disse que os idosos são particularmente atingidos por enfermidades como ansiedade, depressão e demência, sendo também levados à ingestão de álcool ou substâncias psicoativas.

Os problemas decorrentes desses transtornos, no entanto, podem ser atenuados e a escolaridade, a renda e a integração social da pessoa contribuem muito para isso, afirmou o senador.

Após destacar que a defasagem da aposentadoria deixa os idosos insatisfeitos, Paulo Paim defendeu a aprovação de projetos dele que visam melhorar a situação financeira da terceira idade, como os que tratam da política de reajuste das aposentadorias, do fim do fator previdenciário e da desaposentadoria.

- É preciso que tenhamos políticas públicas voltadas para o nosso envelhecimento. Há também as doenças modernas, devido aos excessos, como a diabetes, que a saúde pública consegue reduzir com educação. O que não existe, ainda, é a consciência das doenças mentais. Em saúde pública ninguém está realmente interessado nessa questão. Mas tenho a impressão de que é possível fazer pelo menos um pouco nesse sentido - disse o senador.

Paulo Paim também lembrou os 100 anos do nascimento do cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, data que será comemorada no Senado com uma sessão especial na próxima segunda-feira, dia 3.  Ele disse ainda esperar que o Senado aprove, na semana que vem, o projeto de lei que muda o índice de correção das dívidas estaduais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Paulo Paim