Senado moderniza o processo de votações

Da Redação | 01/10/2014, 21h11

O Senado ganhará painéis eletrônicos mais modernos. A licitação para a compra foi concluída na última terça-feira (30). Os novos equipamentos para o Plenário e as comissões custarão R$ 850 mil, o que representa uma redução de 66% em relação ao valor inicialmente estimado, de R$ 2,5 milhões. Esse resultado será apresentado na próxima quarta-feira (8), durante reunião da Mesa do Senado.

— O novo painel trará uma série de modernizações. É um painel de alta resolução, que permite colocar mais informação, mais caracteres, incluindo a orientação de bancada, que o painel da Câmara já permite e o do Senado ainda não, em virtude das dimensões, da resolução que ele oferece – afirmou o Secretário-Geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello.

Segundo ele, o painel do Plenário está em uso há mais de 20 anos e já apresenta falhas, como luzes queimadas, que serão sanada. Também serão resolvidos problemas de acessibilidade. Senadores com deficiência que tenham dificuldade de usar as mãos poderão votar com os olhos.

Vetos

Outro tema que deve ser decidido na reunião é a modernização do sistema de votação eletrônica dos vetos. Segundo Bandeira de Mello, cada parlamentar poderá preencher a cédula pelo computador e imprimir seus votos em uma folha. Depois, no plenário, cada documento com os votos receberá a etiqueta que identifica o parlamentar. O resultado será lido automaticamente por meio de QR Code, código de barras bidimensional.

 O documento tem código, um QR code que permitirá a leitura eletrônica instantânea, para que, ao ser encerrada a votação, nós tenhamos automaticamente, no painel do Senado, o resultado da apuração, sem as delongas que nós conhecíamos de três, quatro, cinco horas para apurar.

O projeto, elaborado pela Secretaria Legislativa do Congresso e pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen),  ainda terá de ser aprovado pelas mesas do Senado e da Câmara para que o sistema de votação seja modificado.

Economia

Os senadores também devem tratar da proposta da Secretaria-Geral da Mesa para uma redução do volume de papel da Ordem do Dia do Senado e do Congresso. Atualmente, são impressas cerca de 250 páginas para cada uma delas, com centenas de cópias que acabam descartadas ao final do dia.

Agora, a ideia da SGM é imprimir um folheto com as principais informações sobre as matérias em votação.  Na capa, haverá um código, que poderá ser fotografado por meio de um aplicativo de telefone celular e dará acesso à integra das matérias em meio eletrônico. O conteúdo também ficará disponível na internet.

 Com isso, nós economizaremos 8,5 milhões de folhas de papel por ano, o equivalente a seis carretas cheias de papel. É uma preocupação não só para economizar recursos financeiros, mas também com a sustentabilidade, explicou Bandeira de Mello.

O secretário apontou, como um dos resultados práticos da medida, a redução no pagamento de horas-extras, já que, atualmente, o material precisa ser finalizado logo após a sessão, muitas vezes durante a madrugada, para a impressão pela Gráfica do Senado. Com a mudança, os servidores poderão terminar os trabalhos pela manhã para a distribuição por meio eletrônico.

Também na reunião da Mesa devem ser discutidos temas como a centralização administrativa, com a mudança física de setores nas instalações do Senado, e a revisão do ato que trata da capacitação dos servidores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Mesa do Senado