Senado cria grupos parlamentares de atuação internacional no Congresso

Da Redação | 02/09/2014, 18h05

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) a criação de três novos grupos parlamentares de atuação internacional. Foram criados o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Malásia (PRS 39/2012), o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cingapura (PRS 3/2014) e o Grupo de Apoio Brasil-Organização das Nações Unidas (PRS 38/2013).

O objetivo dos grupos é prestar um serviço de cooperação interparlamentar entre o Brasil e países com quem mantém relações diplomáticas, fortalecendo a troca de experiências parlamentares e estimulando discussões “de natureza política, jurídica, social, tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional, econômica e financeira”.

Proposto pelo senador Gim, o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Malásia deverá estreitar as relações do Brasil com o país do sudeste asiático de quem tem sido importante parceiro comercial. Mesma motivação – estreitar os laços com países asiáticos – tem o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cingapura, de iniciativa do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Cingapura, destacou o senador, tem economia moderna e centrada na prestação de serviços, tendo boa parte das empresas de logísticas mais modernas do mundo.

Apoio à ONU

Também proposto pelo o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o Grupo de Apoio Brasil-Organização das Nações Unidas tem objetivo de incentivar e desenvolver as relações entre o Congresso Nacional brasileiro e a Organização das Nações Unidas, em todas as suas instâncias e agências.

Os três grupos parlamentares serão formados por membros do Congresso Nacional que se interessarem pelo tema. Os projetos vão agora à promulgação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: