Plenário aprova indicação de Bruno Dantas para TCU

Da Redação | 29/04/2014, 18h30

O Plenário do Senado aprovou, na tarde desta terça-feira (29), o nome de Bruno Dantas para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).  Os senadores tiveram que escolher entre três técnicos sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no último dia 23. Com 47 votos, Bruno ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Valmir Campelo.

Foram considerados aptos para o cargo o consultor legislativo do Senado Bruno Dantas, indicado pela base do governo; o consultor de orçamento Fernando Moutinho, indicado pela oposição, e o auditor do TCU Sérgio da Silva Mendes, indicado pelo deputado Vicentinho Alves (SD-TO). Enquanto Bruno teve maioria de 47 votos, Fernando Moutinho obteve 11 votos favoráveis e Sérgio da Silva Mendes dois votos. Antes das indicações técnicas, o nome sugerido para o cargo de ministro foi o do senador Gim (PTB-DF), que acabou abrindo mão da indicação depois de protestos e críticas dos servidores do TCU.

Consultor legislativo da área de Direito Civil e Processo Civil do Senado desde 2003, Bruno Dantas é graduado em Direito, com especialização em Direito Civil e mestrado e doutorado em Direito Processual Civil. Ele já foi representante do Senado no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também é professor universitário.

Durante sabatina na CAE, Bruno concordou com a sugestão do líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) quanto à adoção de métodos simplificados, conforme o porte dos municípios, para a avaliação e para a prestação de contas.

Em Plenário, a escolha do novo ministro foi feita em cédula de papel, com os três indicados listados em ordem alfabética. A apuração ocorreu imediatamente após a votação e o escolhido terá que passar, agora, por votação na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: