Auro de Moura Andrade, à serviço do Golpe, declarou vaga a Presidência

Da Redação | 27/03/2014, 20h30

Vice-presidente do Senado durante os momentos mais tensos que antecederam o golpe de 64, o paulista Auro de Moura Andrade desempenhou um papel relevante no movimento que depôs João Goulart. O cargo que ocupava correspondia na prática à Presidência do Senado  – função formalmente exercida pelo vice-presidente da República – e foi utilizado para conferir aparência de legalidade ao golpe militar.

Foi Moura Andrade que declarou vaga a Presidência, em 2 de abril de 1964, embora Jango permanecesse em território nacional. Com isso, o deputado Ranieri Mazzilli ocupou a presidência da República interinamente, até que o Congresso, já mutilado pelas primeiras cassações, elegesse Castelo Branco.

Auro de Moura Andrade iniciou a vida pública em São Paulo, em 1947, como deputado estadual pela UDN. Em 1950 elegeu-se deputado federal pelo mesmo partido, do qual se desligou logo em seguida. Nos anos seguintes, esteve no PDC, PTN – pelo qual se elegeu senador –, PTB e PSD.

Em 61, o senador conduziu o Congresso durante a crise ocasionada pela renúncia de Jânio Quadros e ajudou a construir a solução parlamentarista. Assim, foi possível que ele próprio empossasse João Goulart, presidente que ajudaria a depor menos de três anos depois.

Embora tenha sido um político de confiança dos militares, Auro de Moura Andrade apoiou o presidente da Câmara, Adauto Lúcio Cardoso, quando este se negou a aceitar a cassação de seis deputados, em 1966, o que acarretou o fechamento do Congresso por um mês.

O episódio não impediu a permanência de Moura Andrade na Presidência do Senado até 1967. No ano seguinte, licenciou-se do Legislativo para ocupar a embaixada brasileira na Espanha. Deixou o Senado em 1971. Morreu em São Paulo em 30 de maio de 1982, aos 67 anos.



Relacionadas:

Hotsite da Agência Senado reconta a história de 64

Memórias de 1964: senadores relembram momentos que antecederam o Golpe Militar

Golpe de 1964: o papel desempenhado pelos parlamentares

Filinto Muller serviu a duas ditaduras

Vice-presidente civil foi impedido de assumir

Pressão de Brizola radicalizou discurso de Jango

Ranieri Mazzilli ocupou a Presidência à espera do primeiro general

Jarbas e Luiz Henrique falam sobre resistência à ditadura

Arthur Virgílio Filho, mesmo derrotado pelos golpistas, manteve oposição à Ditadura

Firmeza e capacidade de conciliação foram marcas de Tancredo

João Agripino via Jango como ameaça às instituições

1964: pouco antes do golpe, reforma agrária esteve no centro dos debates no Senado

Memórias do golpe: Simon e Figueiró apresentam visões diferentes de 64

Senado terá sessão especial para marcar os 50 anos do golpe de 1964

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: