Renan defende punição dura no caso do cinegrafista Santiago Andrade

Tércio Ribas Torres | 10/02/2014, 18h40

O presidente do Senado, Renan Calheiros, manifestou solidariedade à família do repórter cinematográfico Santiago Andrade, que morreu na manhã desta segunda-feira (10). Santiago fazia imagens de um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus no Rio de Janeiro, na semana passada, quando foi atingido na cabeça por um rojão disparado por um manifestante.

Renan prometeu telefonar para a família de Santiago e disse que o Congresso Nacional vai fazer a sua parte no sentido de agravar qualquer punição que possa ser aplicada aos responsáveis. Na visão do presidente, é preciso esclarecer o ocorrido e “punir exemplarmente, para que essas coisas não voltem a acontecer”.

– Quando se pune levemente, passa-se a ideia para a sociedade de que o crime compensa e o crime não pode jamais compensar – declarou.

Renan ressaltou que as manifestações populares são legítimas, pois são um canal que a sociedade utiliza para se expressar. No entanto, apontou o presidente, não se pode conviver permanentemente “com a violência e com a brutalidade”.

– Mais do que nunca, é preciso dar um basta – disse.

Renan recebeu uma nota do Conselho de Comunicação Social do Congresso que repudia a morte do repórter cinematográfico.

– As pessoas não podem confundir direito de expressão com direito de opressão. Direito de expressão, todos devem ter. Direito de opressão, ninguém pode ter – declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: