Aprovada criação da Semana Nacional de Saúde Masculina

Da Rádio Senado e mmcoelho | 19/11/2013, 15h05

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), aprovou, nesta terça-feira (19), projeto que cria a Semana Nacional de Saúde Masculina. A data deve ser comemorada no mês de novembro. Como foi aprovada em caráter terminativo, a proposta deve seguir direto para a sanção da Presidência da República, caso não haja recurso para votação pelo Plenário do Senado.

De autoria do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 84/2010 previa, inicialmente, que a data fosse comemorada anualmente durante a segunda semana de agosto. O relator da proposta, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), havia feito apenas emendas de redação e votado pela aprovação da matéria.

No entanto, durante a discussão do projeto, a senadora Ana Amélia (PP-RS) solicitou ao relator ad hoc, senador Armando Monteiro (PTB-PE), que modificasse a data para o mês de novembro. A ideia da senadora é alinhar a Semana Nacional de Saúde Masculina com a Campanha Novembro Azul, que divulga a importância de prevenção contra o câncer de próstata.

De acordo com o projeto, as autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS) devem organizar atividades educativas relacionadas à saúde masculina, em conjunto com associações de especialistas ou entidades públicas.

As unidades de saúde públicas e privadas também poderão oferecer à população masculina demonstrações, consultas, diagnósticos, tratamentos e outros atendimentos médicos relacionados às doenças dos homens.

Segundo o Ministério da Saúde, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres. As principais causas de mortes são infarto, AVC, pneumonia, cirrose, diabetes e câncer de próstata. Muitas enfermidades graves poderiam ser evitadas se eles fizessem exames preventivos regularmente.

Aeroporto

A CE aprovou ainda a mudança de nome do Aeroporto São Gonçalo do Amarante, que fica a 13 Km de Natal, no Rio Grande do Norte. Pela proposta, o local será chamado Aeroporto Internacional do Rio Grande do Norte/ São Gonçalo do Amarante – Governador Aluízio Alves.

O Projeto de Lei da Câmara 66/2013, de autoria do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi relatado pelo senador Gim (PTB-DF). Em sua justificativa, o autor destacou a relevância do homenageado, " um apaixonado pela política e pelo jornalismo". O presidente da Câmara afirmou ainda que o governador lutou pela restauração da democracia na década de 1980. A proposta segue para a votação no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: