Lançado o BuscaLeg, 'Google' do Legislativo

Da Redação | 28/05/2013, 14h15

O Senado lançou na manhã desta terça-feira (28) o BuscaLeg, ferramenta que permite a pesquisa nos portais legislativos de todo o país. Totalmente desenvolvido em software livre, o sistema - uma espécie de ‘Google legislativo” – reúne os resultados em um só ambiente.

Diferentemente dos sites de busca disponíveis no mercado, o BuscaLeg procura a informação desejada em 410 sites selecionados previamente, utilizando os próprios buscadores de cada um deles e organizando as respostas de modo a facilitar o trabalho do usuário final. O endereço para acesso é busca.interlegis.leg.br.

Segundo o diretor de Tecnologia do ILB/Interlegis, Ricardo Ramos, os buscadores em geral trazem muito "lixo eletrônico", o que dificulta as pesquisas num ambiente mais restrito.

De acordo com o diretor-executivo do ILB/Interlegis, Hélder Rebouças, a iniciativa atende aos objetivos do presidente do Senado, Renan Calheiros, de dar mais transparência à Casa e ao Legislativo como um todo, de modo a aproximar ainda mais essas instituições da sociedade.

O lançamento contou com a presença da Diretora-Geral do Senado, Dóris Peixoto, que assinalou o caráter agregador do projeto, ao somar os esforços do Senado, por meio do ILB/Interlegis, das assembleias legislativas estaduais e das câmaras de vereadores.

Durante a solenidade de lançamento do novo buscador, no auditório do ILB, o analista responsável pelo projeto, Jean Ferri, explicou que o BuscaLeg, ao contrário do Google, não indexa o conteúdo pesquisado, apenas dá acesso aos sites do universo do Legislativo brasileiro, nos quais o internauta poderá continuar sua  busca.

Essa 'arquitetura' torna o sistema leve e de funcionamento simples e barato. Ricardo Ramos informou que ILB está aberto a repassar essa tecnologia a instituições públicas e privadas, já que se trata de software livre.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: