Suplicy quer 'Amor, Ordem e Progresso' na bandeira nacional

Da Redação | 19/12/2012, 17h20

A inclusão da palavra "amor" na frase inscrita na bandeira nacional foi defendida nesta quarta-feira (19) pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) em discurso em Plenário. Ele disse apoiar o projeto (PL 2179/2003), do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que substitui a expressão "Ordem e Progresso" da bandeira brasileira pela expressão "Amor, Ordem e Progresso".

Suplicy explicou que a expressão "Ordem e Progresso" foi retirada de lema positivista que defende “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. O senador informou que a mudança espera mais apoio popular por meio do site incluaamornabandeira.org.

Em apartes, os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriram alternativas. Taques afirmou que seria melhor colocar na bandeira palavras como “honestidade, decência, trabalho ou organização”. Já Cristovam disse que a inscrição poderia ser “Educação é Progresso”.

Suplicy também recitou trecho da música Positivismo, de Noel Rosa e Orestes Barbosa, interpretada por Jards Macalé no álbum Amor, Ordem & Progresso:

“O amor vem por princípio, a ordem por base / O progresso é que deve vir por fim / Desprezastes esta lei de Augusto Comte / E fostes ser feliz longe de mim”.

- Só agora no século 21 é que podemos ter uma ideia melhor da importância dessa palavra como catalisadora de misericórdia, de caridade, de solidariedade entre as pessoas – disse Suplicy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: