Valadares elogia novo portal do Orçamento na internet e salienta papel do Poder Legislativo

Paulo Sérgio Vasco | 19/06/2012, 22h05

O relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) saudou nesta terça-feira (19) a implantação, pela Câmara dos Deputados, de um portal na internet voltado à integração entre a comunidade e a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). O registro foi feito durante a reunião em que foi aprovado o relatório preliminar da lei orçamentária de 2013.

Valadares elogiou a iniciativa e aproveitou para criticar os integrantes de outros Poderes da República, que a seu ver desejam diminuir o papel do Legislativo.

- Esse é um mecanismo importante e indispensável à elaboração do Orçamento, que vem para no mínimo contribuir para atender os mais variados interesses da sociedade – afirmou.

- A Câmara evidencia perante a sociedade que o Legislativo é o mais aberto, o mais democrático, o mais transparente de todos os Poderes – disse Valadares, para quem o Legislativo promoverá a aproximação entre os interesses do povo e dos parlamentares.

Valadares disse ainda que estará aberto às sugestões inseridas no portal, por acreditar que o fortalecimento hoje da internet faz com que o cidadão esteja mais perto do Parlamento.

- Apesar das tentativas vãs que algum ou outro membro de outros Poderes fazem no sentido de enfraquecer a atividade legislativa, querendo tomar o lugar do legislador, nós somos insubstituíveis. Aqueles que querem se colocar no nosso lugar, apesar da sapiência, da sabedoria jurídica, dos serviços que prestaram ao longo de sua vida na judicatura, estão ali no Judiciário, não eleitos, mas nomeados pelo presidente da República, com passagem pelo Poder Legislativo – continuou.

Valadares disse ainda que “não somos vitalícios, somos representantes de uma população sequiosa de obras e transparência”.

- Se querem substituir nosso lugar, não há nenhuma legitimidade, não há nenhuma norma constitucional que autorize que alguém possa substituir, que algum outro Poder possa substituir o Legislativo – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: