Jorge Viana e Rodrigo Rollemberg dizem acreditar que texto passará sem problemas pela Câmara

Da Redação | 07/12/2011, 00h19

Depois de mais de sete horas de discussão no Plenário, o Senado aprovou por 59 votos contra sete o texto substitutivo do projeto do Código Florestal (PLC 130/20011) apresentado pelos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Na avaliação de Jorge Viana, o resultado aprovado pela Casa difere em muito do texto enviado pela Câmara há seis meses, do então deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), mas não enfrentará problemas ao voltar para a análise daquela Casa.

- Houve uma mudança grande na proposta da Câmara. A proposta do Senado tenta corrigir a insegurança jurídica que poderia levar o Código aos tribunais. Esse texto foi muito bem debatido, foi elaborado junto com os deputados, então não acredito que a Câmara o rejeitará - disse ao deixar o Plenário na noite desta terá-feira (6).

Ele lembrou que, ao receber de volta o substitutivo aprovado pelos senadores, a Câmara não poderá emendá-lo. Deve aprovar ou poderá rejeitar no todo - hipótese descartada pelo relator.

A mesma opinião tem o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Rodrigo Rollemberg, que aposta numa aprovação rápida dos deputados, uma vez que muitos deles acompanharam e participaram da construção do texto no Senado. Rollemberg avaliou o texto aprovado como "um ponto de equilíbrio entre os interesses" e avaliou como um dos aspectos mais positivos da proposta a recuperação das Áreas de Proteção Ambiental (APPs).

Jorge Viana também se disse confiante na mudança da cultura que hoje tem agricultores e ambientalistas em lados opostos.

- O Código deve por fim ao desentendimento. O agricultor deve ser aliado na proteção do meio ambiente. Teremos 35 milhões de hectares de florestas a serem plantados. É hora de parar de contar o que perdemos para contar o que recuperamos - concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: