Autorizados empréstimos externos para Hortolândia e Furnas

Da Redação | 10/11/2011, 12h22

O Plenário do Senado deve votar ainda na tarde desta quinta-feira (10) duas mensagens presidenciais solicitando autorização para a contratação de empréstimos externos destinados ao município de Hortolândia (SP) e a Furnas Centrais Elétricas. Os dois empréstimos foram autorizados nesta manhã pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A primeira mensagem (142/11) refere-se a operação de crédito externo de US$ 22,1 milhões de principal, entre Hortolândia e a Cooperação Andina de Fomento - CAF, destinada ao financiamento parcial do Programa de Infraestrutura Urbana e Proteção de Áreas Naturais de Hortolândia - Infra-Urbe.

Ao relatar a matéria, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse que a operação foi autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e que a situação financeira de Hortolândia comporta tranquilamente esse endividamento.

Relatada pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS), presidente da CAE, a mensagem 143/11 refere-se a uma operação de crédito externo de US$ 128,6 milhões entre Furnas Centrais Elétricas S.A e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Destinada a financiar parcialmente projeto de modernização das hidrelétricas Furnas e Luiz Carlos Barreto de Carvalho, a mensagem suscitou elogios à empresa.

- São usinas emblemáticas, que honram o setor elétrico brasileiro - afirmou Delcídio Amaral.

Junto com a votação das duas mensagens presidenciais, foram aprovados requerimentos de urgência apresentados pelo senador Aloysio Nunes para que as matérias seguissem imediatamente para o Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: