Valorização da primeira infância é tema de audiência pública nesta semana

Da Redação | 14/11/2008, 17h21

As Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) realizam nesta quarta-feira (19), às 10h, audiência pública para debater a Semana de Valorização da Primeira Infância, que vai de 17 a 21 deste mês.

Realizada a requerimento dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Romeu Tuma (PTB-SP), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Ideli Salvatti (PT-SC), a audiência pública tem o objetivo de sensibilizar as instituições públicas e privadas e toda a sociedade para a importância de se dedicar maior atenção à primeira infância, que vai até os 6 anos de idade.

Foram convidados para a audiência pública o diretor da Pediatria do Hospital de Santa Maria, de Lisboa, Dr. João Carlos Campos Gomes-Pedro, que vai falar sobre as contribuições para o desenvolvimento de uma cultura da criança; o integrante da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê (Abebê), professor Vital Didonet, cuja palestra terá como tema O Plano Nacional da Primeira Infância; e o psicanalista da Associação Psicanalítica do Uruguai, professor Vitor Guerra, que fará a palestra intitulada Educação e Intersubjetividade - Dois parceiros na vida.

Semana

Promovida pela Presidência do Senado, a 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância contará com a presença de especialistas brasileiros e internacionais que participarão de conferências, painéis e oficinas com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para a importância do desenvolvimento do indivíduo no período de zero a 6 anos de vida, na promoção da cultura de paz e construção da cidadania.

A 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é um desdobramento do 3° Fórum Senado Debate Brasil: Políticas para a Primeira Infância - Quebrando a Cadeia da Violência, realizado em novembro do ano passado. O evento segue o preceito da Lei 11.523/07, que institui a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, de iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

O seminário, com conferências e painéis, ocorrerá de terça (18) a quinta-feira (20), no auditório Petrônio Portela, e estará aberto a gestores do setor público e privado, educadores, estudantes e profissionais das áreas de educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos, além de lideranças comunitárias, dirigentes e cuidadores em abrigos e creches.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: