Senado promove Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Da Redação | 14/11/2008, 17h42

A Presidência do Senado promove a partir desta terça-feira (18) a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. O objetivo é sensibilizar e conscientizar as autoridades constituídas, as organizações não-governamentais e toda a sociedade para que se dedique mais atenção à primeira infância (período que vai de zero aos 6 anos), "já que essa é uma fase primordial na construção do ser humano, na formação de um indivíduo apto à convivência social e à cultura da paz". Estão programadas conferências e debates com especialistas, entre outras atividades.

Os debates e conferências - que serão realizados no auditório Petrônio Portela entre 18 e 20 de novembro - envolvem temas como "Prevenção da violência - a intervenção na família centrada no bebê", "A importância do início da vida: gestação, nascimento e período pós-natal", "O brincar no desenvolvimento infantil e a cultura pela paz" e "A creche e suas funções junto à criança e sua família". Também será realizada, nessa semana, uma exposição no Salão Negro do Congresso Nacional cujo tema será o debate sobre a primeira infância. 

A questão também será discutida, no dia 19, em audiência pública conjunta das Comissões de Educação, Cultura e Esporte; de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos e Participação Legislativa. Foram convidados para a audiência o médico especialista em desenvolvimento infantil João Gomes Pedro, de Portugal, que tratará do desenvolvimento de uma "cultura da criança"; o professor Vital Didonet, do Distrito Federal, que vai expor o Plano Nacional pela Primeira Infância; e o psicanalista uruguaio Victor Guerra, que abordará o tema "Educação e intersubjetividade". A audiência será às 10h, na sala de reuniões da CE.

A 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é um desdobramento do 3° Fórum Senado Debate Brasil: Políticas para a Primeira Infância - Quebrando a Cadeia da Violência, realizado em novembro do ano passado. O evento segue o preceito da Lei 11.523/07, de iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância.

Moisés de Oliveira Nazário / Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: