Senado discute proteção à primeira infância e promoção da paz

Da Redação | 10/11/2008, 17h48

O Senado realiza em novembro a 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Promovido pela Presidência do Senado, o evento contará com a presença de especialistas brasileiros e internacionais que participarão de conferências, painéis e oficinas com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira para a importância do desenvolvimento do indivíduo no período de zero a 6 anos de vida, na promoção da cultura de paz e construção da cidadania.

A 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é um desdobramento do 3° Fórum Senado Debate Brasil: Políticas para a Primeira Infância - Quebrando a Cadeia da Violência, realizado em novembro do ano passado. O evento segue o preceito da Lei 11.523/07, que institui a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, de iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

O seminário, com conferências e painéis, ocorrerá de terça (18) a quinta-feira (20), no auditório Petrônio Portela, e estará aberto a gestores do setor público e privado, educadores, estudantes e profissionais das áreas de educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos, além de lideranças comunitárias, dirigentes e cuidadores em abrigos e creches.

Audiência pública

O tema também será debatido, no dia 19, em audiência pública conjunta das Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE); de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Foram convidados para a audiência o médico especialista em desenvolvimento infantil João Gomes Pedro, de Portugal, que tratará do desenvolvimento de uma "cultura da criança"; o professor Vital Didonet, do Distrito Federal, que vai expor o Plano Nacional pela Primeira Infância; e o psicanalista uruguaio Victor Guerra, que abordará o tema "Educação e intersubjetividade". A audiência será às 10h, na sala de reuniões da CE.

As oficinas serão destinadas a educadores e ocorrerão na sexta-feira (21), no Interlegis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site http://www.senado.gov.br/sf/senado/programas/infanciapaz/default.asp. O evento será transmitido por videoconferência a todas as assembléias legislativas do país pelo Interlegis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: