Participantes do Fórum Senado Debate Brasil defendem políticas para a primeira infância

Da Redação | 28/11/2007, 19h28

O segundo turno de atividades, o 3º Fórum Senado Debate Brasil, nesta quarta-feira(28), discutiu a importância de políticas que valorizem a primeira infância. Durante a manhã, haviam discursado no fórum o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), e os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

À tarde, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) lembrou que o Senado aprovou recentemente um projeto de lei de sua autoria (PLS 281/2005) que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses. A senadora afirmou que o projeto é importante por aumentar o contato da mãe com o recém-nascido, o que ajudaria a criar um laço maior entre os dois.

- Existe hoje uma compreensão maior do que é a primeira infância, e de como os primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento físico e intelectual - disse Patrícia.

Outro participante do fórum, o psiquiatra Salvador Célia, disse que a mãe deve receber mais atenção nos exames pré-natal, o que poderia facilitar a detecção de depressão na gestante.

- O estresse pode se alastrar da mãe para o filho, gerando problemas para a criança - disse Salvador, que é um dos idealizadores da Semana do Bebê de Canela (RS), evento realizado anualmente e que reúne a população, médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde para discutir assuntos relacionados à infância.

Ainda sobre cuidados na primeira infância, o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Lourival Santos (PCdoB), apresentou o "Programa de Vivência de Valores Humanos para um Mundo Melhor", que propõe a capacitação de pais e educadores que lidam com crianças recém-nascidas.

O 3º Fórum Senado Debate Brasil recebe nesta quinta-feira (29) os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Marco Maciel (DEM-PE). Também está prevista a realização de uma audiência pública conjunta das Comissões de Educação e de Assuntos Sociais, às 10h. A audiência terá a participação do Ph.D em psiquiatria infantil e diretor de pesquisas no Instituto Nacional de Saúde da França, Hubert Montagner.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: