Senado aprova criação da UFGD

Da Redação | 12/07/2005, 00h00

O Senado aprovou nesta terça-feira (12) a criação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul. A nova instituição de ensino surge do desmembramento da universidade federal daquele estado, a UFMS, e terá 480 professores, quase 900 funcionários técnico-administrativos e 96 médicos.

A matéria, originada na Câmara dos Deputados (PLC 57/05) teve como relator o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que apresentou parecer favorável. Ele informou que o campus de Dourados da UFMS, que agora é desmembrado, já oferece 12 cursos de graduação, 6 de especialização, 4 cursos de mestrado e um de doutorado. Tebet relembrou que o projeto de criar a UFGD já existe há mais de vinte anos e que a nova universidade beneficiará uma região com mais de setecentos mil habitantes.

Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) aplaudiu o projeto. Afirmou que a estruturação de Dourados, cidade que qualificou de "pólo econômico e cultural", significa o crescimento do Mato Grosso do Sul. O líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP) argumentou que a UFGD ajudará a formar mão-de-obra qualificada.

Wellington Salgado (PMDB), senador por Minas Gerais na vaga de Hélio Costa (PMDB), que tornou-se ministro das Comunicações, se disse contente, assim como Fernando Bezerra (PTB-RN) por ajudar a aprovar a criação de quatro universidades (em Minas Gerais, na Bahia, no Rio Grande do Norte e no Mato Grosso do Sul) logo no seu primeiro dia no Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: