Tebet diz que Congresso será parceiro no apoio às reformas

Da Redação | 01/01/2003, 00h00

Em seu discurso de saudação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Congresso, Ramez Tebet, disse, nesta quarta-feira (1º) que o Legislativo será parceiro efetivo no apoio das reformas consideradas prioritárias pelo Executivo, entre elas a tributária, fiscal e previdenciária.

- A nação brasileira sabe que o Congresso é parceiro imprescindível para o cumprimento desta árdua missão. O Poder Legislativo é o espelho da sociedade e oxigênio da democracia e nenhum processo de mudanças poderá ser levado a bom termo sem a efetiva participação das Casas do Congresso - disse Tebet.

O presidente do Senado salientou o caráter histórico da eleição de Lula, ressaltando a participação do Congresso, junto com o Executivo e os partidos, no processo de -consolidação da democracia que permitiu uma transição transparente-.

De acordo com Tebet, o Congresso já vem colaborando com a nova administração. Ele citou a incorporação de propostas de Lula ao Orçamento de 2003, garantindo a sua votação, apesar das limitações existentes. Outro exemplo foi a aprovação, em apenas 48 horas, do nome do futuro presidente do Banco Central.

O presidente do Senado ressaltou que o passado de luta do novo presidente em defesa da classe trabalhadora é a prova firme da vontade da Nação de enfrentar a -terrível herança de desigualdades- que envergonha o Brasil. Para reforçar suas palavras, Tebet lembrou que o falecido deputado Ulysses Guimarães, ao apresentar a atual Constituição, alertava que só é cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital, remédio e lazer.

Em um momento de informalidade, Lula foi presenteado por Tebet com a caneta que acabara de usar na assinatura do termo de posse. O presidente do Senado afirmou que era -um homem feliz- por ter Lula assinado com sua caneta, que entregou ao presidente sob a alegação de que ela passava, desde então, a ser -histórica-.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: