Projeto sobre o tema tem aprovação de cidadãos

Soraya Mendanha | 02/05/2017, 09h28

O projeto que torna o trabalho obrigatório para detentos (PLS 513/2013) obteve 91% de aprovação em enquete realizada pelo Instituto DataSenado. A pesquisa trata das modificações na Lei de Execução Penal sugeridas na proposta de Renan Calheiros. De 16 de fevereiro a 2 de março, o instituto analisou respostas de 1.310 internautas.

A enquete abordou também a questão da remuneração do trabalho dos presos. Nesse ponto, 72% dos participantes da pesquisa discordam do aumento do valor recebido pelo detento (de 75% do salário mínimo para um salário mínimo), como proposto no texto de Renan.

Por fim, a enquete questiona sobre a possibilidade de concessão de incentivo fiscal para empresas que contratarem presos ou pessoas que já cumpriram pena. No caso dos presos, 49% dos internautas são a favor do incentivo e 43%, contrários. Quanto à contratação de pessoas que cumpriram a pena, 73% são favoráveis à concessão do incentivo, e 24% contrários.

Sobre superlotação dos presídios, metade dos internautas opinou que presídios lotados não devem receber novos detentos. Para 46%, o recebimento deve ser contínuo em qualquer situação.

No entanto, a maior parte das respostas (80%) foi contrária à possibilidade de antecipação de benefícios aos presos que estiverem em presídios com lotação além da capacidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)