Você está aqui: Página Inicial Respostas do editor Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao uso de "tarde" e "noite". Qual é a recomendação (para eventos que começam às 18h): Seis da tarde ou Seis da Noite?

Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao uso de "tarde" e "noite". Qual é a recomendação (para eventos que começam às 18h): Seis da tarde ou Seis da Noite?

A dúvida é frequente. Mas acerta tanto quem diz "seis da tarde" quanto "seis da noite".


Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h.

No entanto, a noite é definida pelo momento do dia em que o Sol se põe, como diz o Aurélio: “Espaço de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte”.

Como o horário do pôr do Sol varia entre as regiões do Brasil e mesmo entre estações do ano, é difícil definir com exatidão quando a noite começa e a tarde termina.

Assim, pode-se considerar que tanto fica correto usar “às seis da tarde” quanto “às seis da noite”.

Na Secom, o mais usual tem sido optar por “tarde” em vez de “noite”, até que o Sol se ponha.

LOC: POR VOLTA DAS SEIS DA TARDE, OS SENADORES PRORROGARAM A SESSÃO PLENÁRIA POR CINCO HORAS, À ESPERA DA VOTAÇÃO NA CÂMARA.

(Repórter) E na segunda-feira, às seis da tarde, o Congresso Nacional promove sessão solene para comemorar o centenário de nascimento do ex-senador e ex-governador de Sergipe Augusto do Prado Franco.

(Repórter) A delegada titular da DEAM de Luziânia, Dilamar de Castro Souza, lamentou o pequeno número de funcionários: são quatro agentes e três escrivãs para fazer todo o atendimento, de segunda a sexta feira, das oito da manhã às seis da tarde.


Veja mais no verbete hora.