Odiceia Maciel de Almeida

Odiceia Maciel de Almeida
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Escola Estadual Professora Maria Carmelita do Carmo
  • Formação: Graduação em Letras (Universidade Federal do Pará); Bacharelado em Direito (Universidade Federal do Amapá); Pós-Graduação em Gênero e Diversidade na Escola (Universidade Federal do Amapá)
  • Estudante finalista: Ingrid Gabrielle Pastana Pereira

Minha vida profissional

Com mais de 11 anos de Magistério a professora Odicéia acredita que a participação no Projeto Jovem Senador foi importante para a formação dos seus alunos: “Foi uma experiência que possibilitou a discussão de uma temática tão importante em sala de aula, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento do senso crítico dos discentes. Além disso, o projeto foi um incentivo a mais à leitura e à produção de textos em sala de aula”.

Apesar das muitas dificuldades financeiras e orçamentárias da escola, a professora Odicéia conseguiu divulgar o Jovem Senador e mobilizar os alunos: “O tema foi trabalhado em etapas: primeiramente foram lidos e discutidos vários textos em sala de aula; em seguida, foram organizadas oficinas de redação para a produção das dissertações; finalmente, foram selecionados os textos finalistas, julgados por uma comissão escolar, sendo posteriormente encaminhado o vencedor à Secretaria de Educação do Estado”.

Segundo Odicéia, o Jovem Senador ajudou por “incentivar a reflexão e a discussão em sala de aula”. Feliz com a seleção de sua aluna Ingrid Gabrielle, a comemoração foi grande na escola: “Senti-me recompensada por ter feito um bom trabalho, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos todos os dias no nosso ambiente de trabalho”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Nunca devemos perder a capacidade de sonhar. Mesmo quando as condições que se apresentam a nós são desfavoráveis, devemos avançar sempre e nunca desistir daquilo que acreditamos e sonhamos”.