Germana Coelho da Silva Matos

Germana Coelho da Silva Matos
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre
  • Formação: Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
  • Estudante finalista: Raimunda Vitória Barbosa Carneiro

Embora com poucos anos de magistério, a professora Germana já lecionou no Ensino Fundamental, Médio, de Jovens e Adultos e Superior. Atualmente trabalha exclusivamente na Rede Estadual de Ensino, mas também já trabalhou para o município e na Rede Privada de Ensino.

Foi a primeira vez que participou do Jovem Senador, mas achou a experiência desafiadora: “Tivemos que conciliar nossa rotina escolar com a revisão do texto a ser encaminhado para o Concurso e ao mesmo tempo prazerosa, pois desenvolvemos discussões em sala de aula e contamos com o apoio dos educandos”.

Para preparar os estudantes, a professora Germana contou com o incentivo da escola e de muitos professores: “Toda a escola mobilizou-se e contei com o apoio de vários colegas professores para que abordássemos o tema de forma contextualizada. Diretamente em sala de aula, trabalhei com vídeos e estudos voltados para o tema do Jovem Senador”.

Sensação de dever cumprido e uma imensa alegria foram os principais sentimentos que tomaram conta da professora Germana e de todos os professores e alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre ao saber que um dos seus havia sido classificado para o Jovem Senador 2015 – Raimunda Vitória. “Sem sombra de dúvidas, o Concurso nos motiva e nos leva a fazer reflexões acerca de nossa democracia”.

Uma mensagem para seus alunos

“Parafraseando Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. Não há outro caminho para que as coisas mudem a não ser através da educação. Valorizem seus professores, invistam nos estudos e contribuam para um mundo melhor”.