Monalisa Iris Quintana

 Monalisa Iris Quintana
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues
  • Cidade: Campo Grande - MS
  • Professor(a): Greicy Kelly Gonçalves de Menezes

Uma frase que gosta: “Quem, de três milênios não é capaz de se dar conta, vive na ignorância, na sombra, à mercê dos dias, do tempo.” - Johann Wolfgang von Goethe

A Jovem Senadora de Mato Grosso do Sul já tem projeto profissional definido: quer ser jornalista, trabalhar na redação e na produção direta dos conteúdos. Acredita que assim fazendo poderá participar de momentos históricos do país por meio do jornalismo.

Para seu futuro próximo deseja conseguir uma vaga na Universidade Federal, tornar-se uma ótima profissional e ajudar sua avó, pois foi criada por ela desde os três anos com muito carinho e amor e deseja retribuir da mesma forma toda essa dedicação.

Para tanto, empenha-se sempre nos estudos. Na escola, é agente jovem. Trata-se de um projeto onde os alunos procuram conectar a equipe pedagógica com todos os estudantes. “Trabalhamos para que haja uma boa relação entre os estudantes e, desse modo, fazer com que eles tenham um melhor desempenho acadêmico”.

Para Monalisa, a participação do jovem na sociedade precisa ser mais permanente. “O jovem deve se mostrar mais interessado pelos acontecimentos ao seu redor na política brasileira”.

Como figura pública de destaque, a Jovem Senadora de Mato Grosso do Sul indicou Paulo Freire porque o considera o mais célebre educador brasileiro, com imenso reconhecimento internacional. Considera importante “o fato de Paulo Freire pensar na educação como grande transformadora da sociedade, onde o maior objetivo é a conscientização do aluno, para que ele possa ser levado a entender o seu espaço na sociedade e agir de forma que se comprove que a educação é libertadora”.

Nas horas vagas, Monalisa dedica-se à leitura e adora ouvir música, de preferência, Rock e MPB. Seus livros favoritos do momento são “O mundo de Sofia” e “Sr. Ardiloso Cortês”. Quanto às atividades físicas, deixa claro que não gosta muito, mas já chegou a praticar até karatê aos 12 anos.

E por falar em Jovem Senador...

Interessada pelo tema de 2015 – “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais” – Monalisa decidiu participar do Jovem Senador 2015. “A Política acabou sendo um desafio para mim. Também me chamou a atenção o tema da redação deste ano, pois gosto muito de escrever”.

Além disso, a Jovem Senadora do Mato Grosso do Sul queria estar de novo em Brasília, pois graças aos estudos e muita dedicação esteve na capital do país em 2014 para participar das Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa e gostou da experiência de encontrar estudantes de todas as partes do Brasil. “Eu já estava ansiosa, pois no ano passado quando estive em Brasília para a Olimpíada de Língua Portuguesa encontrei o grupo do Jovem Senador e fiquei curiosa para saber do que se tratava. Encontrei alunos na Olimpíada que estavam tentando participar do Projeto e então decidi fazer a minha tentativa. Logo fiquei no pé da professora para saber do concurso. E ela foi pesquisando e divulgou logo que apresentaram as datas. Convidou outros alunos e eu estava lá, pronta para vencer!”.

Sua redação foi feita em uma disciplina chamada Produção Interativa e quando o seu texto foi classificado Monalisa teve um ataque de risos. “Sério? Não acredito!!! Achei que era uma brincadeira...Depois percebi a realidade e fiquei muito feliz!”.  Em casa, a alegria não foi menor: “Minha avó, meus tios e irmão ficaram radiantes. Choraram de emoção. Minha avó me abraçou muito! Ficamos todos muito contentes!”.

Antes de participar do Projeto em Brasília a jovem estudante Monalisa achava que precisava se preparar mais para conhecer a vida do Poder Legislativo, como senadora. Ficou ansiosa e para ajudar, procurou ler muito sobre a construção das leis. “Sinto que o tempo está cada vez menor e preciso pensar em meu país, em como posso ajudá-lo, e como poderei contribuir como cidadã, e para cada cidadão que vive aqui com tantas esperanças. Vou fazer o melhor de mim”. E assim foi Monalisa, parabéns!

Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues
Endereço:

Av. do Poeta, S/N - Bloco V
Bairro Parque dos Poderes
Campo Grande – MS
CEP: 79.031-902

Telefone:
(67) 33182303
Diretor:
Marly Pedão Mina