Denilson Melo Rodrigues

 Denilson Melo Rodrigues
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Colégio Estadual Atheneu Sergipense - CEAS
  • Formação: Licenciatura Plena em Filosofia, Mestrado em Educação e Formação em Teoria Psicanalítica.
  • Estudante finalista: Maria Clara Prado Bezerra Nogueira

Denilson Melo Rodrigues foi classificado para o Projeto Jovem Senador na edição de 2014. Na ocasião, orientou o aluno Ricardo Ruan Rocha Santana que foi classificado com a redação "Senador, um herói de carne e sonhos!".

Com uma formação acadêmica multidisciplinar, o professor Denilson leciona Filosofia e Sociologia há mais de oito anos e está sempre em busca de novas propostas educacionais para seus alunos.

Há alguns anos, desenvolve um projeto intitulado “Gincana das Profissões”, cujo objetivo é dotar o aluno de conhecimentos e experiências sobre o mercado de trabalho e, consequent emente, das profissões exercidas no país. “Este projeto procura ajudar o aluno a diminuir a tensão e possíveis dúvidas na hora de escolher sua profissão”.

Em 2015, por conta de sua participação no Missão Pedagógica, desenvolvido pela Câmara dos Deputados para professores da rede pública, iniciou um novo projeto que se chama "O Parlamento sou eu", com o intuito de formar cidadãos críticos e participativos na coisa pública, além de proporcionar uma vivência lúdica com as tarefas desempenhadas pelo parlamento brasileiro.

E por falar em Jovem Senador...

Em 2014, foi a primeira vez que o professor Denilson participou do Jovem Senador, mas de pronto classificou o aluno Ricardo Ruan Rocha Santana com a redação “Senador, um herói de carne e sonhos!”. Segundo Ricardo, Denilson esteve sempre por perto durante os trabalhos de preparação para a redação, com conselhos e muito apoio.

Denilson já conhecia o projeto por meio de outros professores. Mas, em 2014, o que chamou sua atenção foi o tema do Jovem Senador – “Se eu fosse Senador”. “O tema me encantou porque engloba um assunto de extrema importância e pouco explorado em sala de aula a meu ver: a atuação e o papel de um Senador da República”.

Em sala de aula o trabalho começou com a sensibilização dos alunos e uma chamada para investigar a fundo o papel de um senador. “Eles pesquisaram, nós discutimos e trocamos conhecimentos e experiências sobre o tema. Posteriormente, eles começaram a elaboração dos textos colocando no papel a percepção de cada um mediante o que fora debatido em nossas reuniões de estudos, procurando assim, de acordo com a proposta do concurso, atender ao que fora solicitado, dando voz e vida aos seus pensamentos e propostas nos textos”.

Com o resultado final, a empolgação tomou conta da escola e todos ficaram orgulhosos com o desempenho do aluno Ricardo e do professor Denilson. “Me senti feliz, realizado e com a sensação do dever cumprido. Poder ver meu aluno, o Ricardo Ruan, sendo contemplado com a primeira colocação estadual foi muito gratificante, foi a coroação pelo empenho e esforço que ele teve!”.

Para Denilson, o Jovem Senador é um projeto que contribui para a formação cidadã dos alunos na medida em que “a proposta central do projeto viabiliza a aproximação da teoria (o papel e a atuação do Poder Legislativo no Brasil) da prática (a atuação do cidadão/aluno na condição de um jovem senador)”.

Em 2015, o professor Denilson conseguiu novamente classificar o representante do Estado de Sergipe. Sua aluna Maria Clara Prado foi selecionada com a redação "Ordem ou protesto!" e pela terceira vez o Colégio Estadual Atheneu Sergipense emplacou um estudante no Jovem Senador. A primeira aluna classificada foi Jéssica Horta, na edição de 2013, com a redação "A vez do Assum Preto".

"Desde dezembro de 2014, ao chegar de Brasília, comecei a apresentar em todas as turmas o quão importante é este projeto para a vida do jovem estudante. Diante disso, um grupo de alunos me procurou para que os orientasse nessa empreitada. Com base no tema, discutimos em sala, apresentei vídeos, filmes, sugeri textos de jornais e afins, com o intuito de propiciar os elementos necessários à argumentação em suas escritas. Logramos assim, êxito!".

Uma mensagem para seus alunos

“Jovens, apropriem-se dos conhecimentos transmitidos na Escola, dos valores proporcionados através da Família e da convivência com seus semelhantes e se tornem uma fonte de onde brote zelo por tudo aquilo que você faz, respeito e tolerância ao outro em sua condição de diversidade porque, muito além de homens e mulheres capacitados para o mundo do trabalho, a sociedade brasileira necessita de valorosos cidadãos!”.

Em 2015, o professor Denilson deixou uma segunda mensagem para seus alunos e jovens brasileiros: "Sonhem! Pois o sonho gera desejos e desejar é o primeiro e mais importante passo para a realização de tudo aquilo que nomeamos importante para nossas vidas".