Jaqueline Marcelino de Souza

 Jaqueline Marcelino de Souza
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Piacente
  • Formação: Mestre em Ciências Sociais
  • Estudante finalista: Lucas do Nascimento Tomaz

Embora tenha começado a lecionar apenas em 2014, a professora Jaqueline já trabalhou na Rede Privada e na Rede Pública de Ensino. Mestre em Ciências Sociais e com boa formação na área de Ciência Política realizou os debates preparatórios em suas aulas de sociologia e foi a primeira vez que participou do Jovem Senador.

“Foi uma excelente oportunidade de aprendizado para mim enquanto professora, por poder colocar em prática conhecimentos adquiridos durante a graduação e mestrado, tendo em vista que minha área de pesquisa é Ciência Política”.

Com a seleção de seu aluno Lucas, a professora Jaqueline viu seu trabalho dando frutos e ampliando os horizontes dos estudantes: “Senti orgulho, satisfação e uma alegria imensa, principalmente por compreender que esta seleção servirá de motivação e incentivo aos demais alunos e professores da escola”.

Para Jaqueline, o Projeto Jovem Senador contribui de forma concreta para o aprendizado e para a formação política dos estudantes: “Creio que contribuiu de forma decisiva para sua visão acerca da política e das instituições, o que por sua vez reforça o crédito e a confiança na democracia. Além disso, reforça a importância da participação dos jovens no processo de decisões políticas”.

Uma mensagem para seus alunos...

“Sou originária das classes populares e aluna de escolas públicas ao longo de toda minha vida. Obviamente não foi fácil galgar os degraus da formação acadêmica, mas ela aconteceu. Digo sempre aos meus alunos, e reitero que acreditem em si, e que formulem um projeto de vida e que tenham em mente que através da educação podemos vencer as dificuldades impostas pela vida. Além disso, creio que é importante que eles tenham em mente que a através da participação na vida pública podemos contribuir para um país melhor, e com mais dignidade e igualdade de oportunidades para todos”.