Lucas do Nascimento Tomaz

 Lucas do Nascimento Tomaz
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Piacente
  • Cidade: Vila Velha - ES
  • Professor(a): Jaqueline Marcelino de Souza

Uma frase que gosta: “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita” - Mahatma Gandhi.

Com 17 anos o Jovem Senador do Espírito Santo sonha em viajar para vários países e conhecer diversas culturas. Por aí já se revela qual a profissão que deseja seguir – pretende estudar Relações Internacionais e ser diplomata.

Para Lucas a participação dos jovens na política deveria ser mais ampla para que no futuro pudéssemos ter um sistema político mais consolidado e eficaz, pois os jovens de hoje serão os responsáveis pela condução da Política nos próximos anos.

Como figura pública de destaque Lucas indicou Olga Benário Prestes. “Pois ela lutou e se esforço para alcançar seus objetivos e é isso que eu admiro, porque devemos lutar para conseguir êxito em algo, mesmo que não der certo o importante é o esforço”.

Em seu tempo livre, Lucas gosta de ler e assistir séries de TV, como “Once upon a time” e “The walking dead”. Como leitura, indicou “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e para ouvir gosta de Pop Internacional.

Lucas tem uma família amiga que o apoia e auxilia no que precisar. “Defino minha família com duas palavras: amor e companheirismo”.

Falando de Jovem Senador...

Motivos para participar do Projeto? “O que me motivou, foi essa grande chance que o programa proporciona que com certeza irá mudar minha vida. Minha família, escola e amigos (principalmente minha melhor amiga Ana Paula) me apoiaram e me incentivaram, acreditando no meu potencial, me dando mais motivação”. Para Lucas, o apoio e a confiança de sua professora Jaqueline foram fundamentais para a sua seleção. “Minha professora me ajudou muito, a participação dela foi essencial para minha vitória, devido a grande motivação que eu tive por causa dela”.

Ao receber a notícia de sua classificação, Lucas não se conteve de euforia. “Não acreditei, foi uma notícia magnífica, fiquei explodindo de alegria quando fiquei sabendo. Conferia no site toda hora para ver se era realmente meu nome que estava lá”. E a família: “Eles ficaram muito orgulhosos, ficaram muito felizes ao saber que consegui conquistar essa oportunidade”.

Para as atividades em Brasília, Lucas quer aproveitar bem todas as etapas. “Acho que vai ser incrível, pois vou ter a oportunidade de conhecer o sistema político do nosso país de perto e vou conhecer pessoas de todos os estados. Vai ser uma experiência inesquecível”.

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Piacente
Endereço:

Av. César Hilal, 1.111
Bairro Santa Lúcia
Vitória - ES
CEP: 29.056-085

Telefone:
(27) 36367840
Diretor:
Geruza Ney Alvarenga
Professor orientador:
Jaqueline Marcelino de Souza