Franciele Cardoso de Brito

Franciele Cardoso de Brito
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão
  • Cidade: Cocal dos Alves - PI
  • Professor(a): Ruth Meiry Rosa do Vale
  • Cargo na Mesa Diretora: 2ª Secretária

Uma frase que gosta: “Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro, e ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”. São Francisco de Assis

A Jovem Senadora do Piauí vem da cidade de Cocal do Alves, interior do Estado. Com dezoito anos completo, Franciele quer seguir a carreira jurídica e atuar como desembargadora.

Para o Bras il, espera um país melhor, “sem desigualdades, onde todas as pessoas tenham acesso a educação, saúde e oportunidades de trabalho. Espero um país sem preconceitos, onde todos conheçam seus direitos e deveres e os cumpram. Quanto aos sonhos, são muitos, mas um dos primeiros é cursar uma faculdade e poder ajudar minha família e minha cidade”.

Embora não participe de movimentos sociais formais, Franciele tenta conscientizar as pessoas de sua comunidade sobre várias questões ambientais e procura seguir em casa esses princípios como não jogar lixo no rio, não fazer queimadas, economizar água entre outras atitudes em defesa do meio ambiente.

A Jovem Senadora piauiense tem vontade de atuar no cenário político, mas especialmente para ajudar seu Estado e sua cidade a se desenvolverem. “Eu acredito que o jovem precisa participar da política brasileira mais ativamente, pois nós somos o futuro do nosso país, precisamos estar mais engajados e com isso iremos aos poucos reescrevendo a história da nossa nação”.

Como figura pública de destaque, Franciele indicou o Papa Francisco, “pela humildade, pela preocupação com as causas sociais e pela preocupação com a natureza”

Em suas horas de folga, a Jovem Senadora gosta de ler e ouvir música. Seu livro favorito atualmente é “A menina que roubava livros” e quanto ao gosto musical, se diz bem eclética – “curto muito Rock Nacional, MPB, Pop Rock, Católicas”. Para a prática de exercícios, deixa o período pós-aula, quando faz uma caminhada no seu bairro.

Para descrever sua família, Franciele não poupa adjetivos, é a melhor do mundo. “Moro só com minha mãe, uma mulher guerreira, que é um dos maiores exemplos de vida pra mim e sempre me encoraja e me dá o maior apoio em tudo que faço. Tenho também uma irmã e um irmão, além de quatro sobrinhos que são a alegria da casa. Também fazem parte da família dois cachorros, o Bingo e o Snoopy, que me enchem a paciência de vez em quando (rsrsrs), mas que todos os dias estão à minha espera quando volto do colégio”.

E por falar em Jovem Senador...

“Quando eu ainda estudava no ensino fundamental, ouvi falar do Jovem Senador, mas foi no Ensino Médio que conheci o projeto com mais detalhes e simplesmente me apaixonei. Então, a cada ano, escrevia a redação, esperançosa de ser a escolhida. Até sonhava à noite com essa conquista (rsrsrs), e mesmo não vencendo nos dois anos anteriores, não desisti do meu sonho. E, para a minha surpresa, nesse ano, apesar da forte concorrência, fui selecionada no colégio e disputei a estadual, na qual fui escolhida concretizando um dos meus maiores desejos”.

Com total apoio de sua professora Ruth, Franciele ganhou a certeza de que precisava para não desistir da batalha. “Ela sempre me relembrava do meu sonho, e estava disposta a ouvir todas as minhas reclamações. Depois de cada conversa com ela, eu reanimava e voltava a reescrever minha redação”.

Quem ficou sabendo em primeira mão de sua seleção foi sua mãe que telefonou correndo para avisar. “Pensei que fosse um trote ou algo do tipo (rsrsrs). Até mesmo quando falei com a produção do programa, perguntei várias vezes se era verdade; mas, quando terminei de falar, fiquei muito emocionada, porque foi a conquista de um sonho muito grande. Tão grande, que ainda hoje estou em comemoração”.

Para sua participação no Projeto, Franciele espera conhecer o Senado Federal, aprender muito com a nova experiência, fazer novas amizades, conhecer novas culturas e criar leis que possam ajudar a melhorar a vida em nossa sociedade.

Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão
Endereço:

Av. Pedro Freitas, S/N
Centro Administrativo
Bairro São Pedro
Teresina - PI
CEP: 64.018-900

Telefone:
(86) 321632433
Diretor:
Aurilene Vieira de Brito
Professor orientador:
Ruth Meiry Rosa do Vale