Giane Aparecida de Souza Kestring

 Giane Aparecida de Souza Kestring
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola de Educação Básica Samuel Sandrini
  • Formação: Licenciatura Plena em Português/Inglês, Especialização em Literatura e a Construção de Texto
  • Estudante finalista: Emanuela Hannoff Pilon

Com mais de 23 anos de sala de aula, a professora Giane Aparecida começou suas atividades em uma escola de interior multisseriada. Já deu aulas de Ciências, Geografia e História e como professora de português, mais de 15 anos de dedicação. Atualmente, é professora efetiva na Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Embora já conhecesse o Projeto, Giane Aparecida nunca havia participa do Jovem Senador. Em 2015, a pedido de uma aluna, resolveu integrar o Projeto e lançou o tema para todos os seus alunos do Ensino Médio. “Foi um período de descobertas e aprendizagem, pois tive uma visão mais clara sobre o que o jovem pensa acerca da política”.

O tema de 2015 - “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais” – foi considerado difícil pela professora Giane Aparecida. “Como se tratava de um tema difícil e de pouco conhecimento por parte dos alunos, senti que muitos tinham dificuldades, portanto ofereci a eles vários textos de apoio, sobre leis, política e cidadania, entre outros. Além disso, esquematizei alguns pontos sobre o tema e sobre a estrutura de um texto dissertativo. No final dos trabalhos saíram textos riquíssimos, o que me deixou muito satisfeita”.

A professora Giane também participa de outros projetos educacionais a exemplo das Olimpíadas de Português e acredita que projetos como o Jovem Senador podem contribuir para a formação cidadã dos alunos: “Acredito que as leituras e as discussões que tivemos acerca do tema enriqueceram sua visão política. Além disso, foi mais uma oportunidade de trabalharem o texto dissertativo-argumentativo e toda sua estrutura, pois houve reescritas e revisões diversas da maioria dos textos”.

Com a seleção da aluna Emanuela Hannoff Pilon, a Escola de Educação Básica Samuel Sandrini celebrou uma conquista para todos da comunidade escolar e a professora Giane viu um trabalho coletivo ser recompensado. “Fiquei, a princípio, paralisada; depois veio uma euforia, uma alegria e uma satisfação imensa. A menina classificada é uma ótima aluna, muito dedicada e merecia o prêmio”.

Uma mensagem para seus alunos

“Pensar e escrever, às vezes, parece difícil, ainda mais sobre um tema tão polêmico e não muito agradável para a juventude moderna, mas é um meio de adquirir e de expor conhecimentos, de dizer aos outros quem somos e o que pensamos. O jovem precisa saber e acreditar que somente a  boa educação vai mudar o seu futura para melhor”.