Emanuela Hannoff Pilon

 Emanuela Hannoff Pilon
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola de Educação Básica Samuel Sandrini
  • Cidade: Orleans - SC
  • Professor(a): Giane Aparecida de Souza Kestring

Uma frase que gosta: “Até quando seremos um brinquedinho, para que as pessoas façam de nós capachos de suas ideias?” e “As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.” Augusto Cury

A mais nova dos jovens senadores de 2015, com apenas 15 anos, Emanuela já sabe o que deseja para o futuro: quer formar uma família, fazer o curso superior na área de Saúde ou Estudar Engenharia e ter sucesso como profissional no mercado de trabalho.

Em sua comunidade, atua especialmente em projetos voltados para a preservação do meio ambiente: “Participo de cursos de capacitação de qualidade rural, além de um Programa de preservação e uso correto da água”. Além disso, atua na Pastoral da Juventude e futuramente pretende desenvolver mais ações políticas em prol do crescimento de sua cidade. “Acho fundamental a participação dos jovens na política, pois um jovem também pode promover mudanças importantes na sociedade, desde uma opinião até mesmo ao exercício do voto, e é importante que haja uma opinião jovem nas decisões políticas do país”.

Como figura pública de destaque, indicou Mário Sérgio Cortella, filósofo e escritor. “Ele é um grande motivador. Cita em seus discursos, que temos que ter capacidade de mudar, inovar, criar e estudar e sempre termos coragem nas nossas atitudes. Ainda não tive oportunidade, mas pretendo um dia, poder vê-lo pessoalmente”.

Nas horas de folga, Emanuela gosta de estar com sua família, brincar com os sobrinhos. “Minha família é simplesmente fascinante. Amo muito meus pais, minhas irmãs, sobrinhos, cunhados, tios e tias, avó. Recebo muito incentivo deles, principalmente de meu tio e meu pai, que me incentivam desde pequena a ser uma grande médica e a nunca desistir dos meus sonhos”.

Para se exercitar, Emanuela dedica-se à prática desportiva; gosta de voleibol, futebol e tênis. Como leitura favorita, indicou a obra “O Futuro da Humanidade”, de Augusto Cury. Sobre música, se diz bem eclética e gosta de tudo um pouco.

E por falar em Jovem Senador...

Como sempre gostou de política e tem um prazer especial pela leitura, a Jovem Senadora de Santa Catarina interessou-se imediatamente pelo projeto.

Recebeu o incentivo de sua professora Giane que a apoiou em todo o processo de elaboração da redação, estimulando sua criatividade e fazendo-a acreditar na sua capacidade de vencer o certame.

Ao saber do resultado de sua classificação, a Jovem Senadora de Santa Catarina era só euforia: “Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo surpresa, pois não imaginava que fosse ganhar. É uma alegria imensa poder representar meu Estado, e mais ainda por passar por essa grande experiência”. A família de Emanuela era só orgulho, especialmente porque a nova Jovem Senadora do Estado é de uma cidade do interior, bem pequena e com pouca expressão regional. Era a valorização da comunidade por meio do trabalho premiado de Emanuela.

Sempre interessada pela política, Emanuela estava ansiosa para conhecer o Senado Federal e as atividades legislativas em Brasília. Além disso, a expectativa de conhecer os demais jovens senadores e criar novos laços de amizade era o maior estímulo para participar do Jovem Senador.

Escola de Educação Básica Samuel Sandrini
Endereço:

Rua João Pinto, 11 - Bairro Centro
Florianópolis - SC
CEP: 88.010-410

Telefone:
(48) 36640359
Diretor:
Teresa Cristina dos Santos Borges