Solange de Fátima Meira Goes

 Solange de Fátima Meira Goes
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa
  • Formação: Licenciatura em História
  • Estudante finalista: Eduardo Augusto Buss Wisbiski

A professora Solange traz em seu currículo uma formação diferenciada da maior parte dos profissionais selecionados pelo Jovem Senador. Formada em História, já atuou como alfabetizadora, Educação de Jovens e Adultos, em programas alternativos de educação – Programa Integrar – (CUT), para jovens e adultos e no sistema regular de ensino Fundamental e Médio. Atualmente, trabalhar em um Centro de Educação Profissional e já completou mais de 15 anos de sala de aula.

Para a professora vencedora do Estado do Paraná, a experiência de participar do Jovem Senador foi mais um momento em que procurou despertar e conscientizar nos alunos a grande importância deles estarem aprendendo de perto como se dá a construção da política nacional e a importância da atuação como cidadãos.

Em sala de aula, Solange dedicou-se a debater, pesquisar e levar para os alunos qual o papel dos parlamentares e as formas possíveis de se acompanhar e fiscalizar esse trabalho parlamentar.

Ao ver a classificação de seu aluno Eduardo Augusto Buss Wisbiski, Solange teve a grande satisfação de ver o seu trabalho sendo reconhecido em todo o país. Para ela o Projeto pode contribuir para a formação dos alunos na medida em que se torna viável levar para a sala de aula os temas de interesse nacional e despertar nos alunos uma nova forma de abordar a participação política e a formação cidadã.

Uma mensagem para seus alunos

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".  (Paulo Freire)